segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dicionário, o pai dos burros?

. Hoje estive consultando o dicionário e, ao procurar a palavra que desejava, achei, meio que sem querer um verbete que definia o substantivo "dicionário" e fiquei indignado com o seu significado que segundo o honorável Aurélio Buarque de Holanda, dicionário, é entre outras coisas, "o pai dos burros", diante disso, criei várias indagações em minha mente. Porque o pai dos burros, se os grandes escritores e professores sempre andam com um a tira-colo? Será que o grande Aurélio definiria o Professor Pasquale, uma das maiores referências da língua portuguesa no Brasil, de burro? Pois Pasquale, em suas valorosas aulas de gramática, sempre tem um dicionário para lhe auxiliar.

. Fiquei Realmente impressionado com a definição do nobre dicionário, para dicionário e afirmo sem sombra de dúvidas, que pessoas menos interessadas nos estudos, não consultam com frequência o tira-dúvidas, esses sim, são 'burros', pois não abrem as suas mentes para novos conhecimentos, fecham-se a um determinado grupo de palavras e se sentem satisfeitos. Estudos recentes comprovam isto. Segundo a empresa que fez a pesquisa, um jovem brasileiro, tem em média no seu vocabulário, pobres 1100 palavras, enquanto um jovem francês, com a mesma média de idade, tem no seu vocabulário, 17000 palavras. Mas de qualquer maneira, não estou aqui para julgar ninguém, somente mostrar, que um dos mais renomados e conceituados dicionários do país, fez uma definição errônia de uma determinada palavra.

. Agora, estou mesmo confuso, não sei mais a quem recorrer quando precisar tirar minhas dúvidas quanto ao significado das palavras, pois se o dicionário não sabe se descrever, vai saber como está a definição das outras palavras... Escrito em 12-02-08

Um comentário:

Anônimo disse...

Se um jovem brasileiro brasileiro usa "pobres 1100" palavras durante um dia, o que dizer do Carioca, que usa 800? Caraca mermão!

Clarisse

PS: gostei muito do blog primo, mas ia gostar ainda mais se vc comentasse um pouco sobre a sua vida pessoal... beijos!